Direcção de Redação Análise e Crítica
Redigir documentos, reflectir sobre o escrito, analisar e criticá-lo nunca foi uma tarefa fácil e não o é, ainda mais quando se trata de um documento produzido a partir do exercício do filósofo ou de um pesquisador. Trata-se aqui de uma direcção administrativa, que trás consigo inicialmente dois Departamentos.
A área específica da redação tem a responsabilidade de colher todos os dados de registo primário a partir dos pesquisadores, consultores, dito de outra forma dos Departamentos, e por sua vez darem o tratamento apropriado. Os registos primários recebidos das mãos dos profissionais com esta incumbência, não devem ser dispensados, ou seja, devem ser extremamente conservados e enviados para os arquivos.
Registo Primário, é todo aquele registo feito pelo principal pesquisador ou todos os membros da equipa de pesquisa empenhada na mesma ou numa única causa.
É a área que depois do “processo por meio do qual o homem considera suas próprias acções” como escreve este acepcionista do termo reflexão (Abbagnano, 2007, p. 848), ela procura uma clara compreensão dos textos partindo das proposições mais simples às mais complexas. Tratando-se aqui de uma compreensão sobejamente impriscindível. Só então o documento pode ser levado à crítica, pois, não se pode levar a julgar um texto mal compreendido, tampouco à aprovação.
Portanto, apenas depois destes processos, um documento científico na Tecni-filosofia é literalmente documento e passível de ser aprovado, registado e utilizado ou publicado. Seja ele de que natureza ou modelo for: Livro, Tese, Dissertação, Monografia, Tesina, Artigos, Relatórios, PIS, Paper, etc.
O quadro que formamos não é apenas uma estrutura organico-funcional; é uma teia de habilidades, talentos e amizades que tornam cada desafio mais fácil de superar.
Tecni-Filósofo
Consultora filósofica
Consultor Filósofico